Pesquisar neste blog

sábado, 1 de agosto de 2009

Cânceres

O Câncer é uma doença que , a cada dia, surge novas pesquisas de curas, novos modos de diagnóstico e que cada vez mais pessoas descobrem que estão com a doença. Isso não é motivo de pânico, estamos convivendo com vários profissionais capacitados que ajudam a diagnosticar o quanto antes essa doença. Pesquisas indicam que, quanto mais cedo for diagnosticado a doença, as chances de cura aumentam para 80%.Nessa página você saberá o que é Câncer, quais os principais tipos, formas de prevenção e tratamento. O que é Câncer?

Os Tipos
Existem vários tipos de câncer, sendo que alguns ocorrem com mais freqüência, mostraremos a seguir alguns dos cânceres de mais ocorrência no Brasil e na região.

Principais Tipos

Câncer de Intestino
Câncer de Mama
Câncer de Pele
Câncer de Próstata
Câncer de Pulmão
Câncer Ginecológico
Câncer na Criança
Leucemias - Moléstias do Sangue

Auto-Exame Preventivo














O Câncer de mama é atualmente a principal causa de morte por câncer em mulheres. O diagnóstico precoce pode ser auxiliado pelo auto-exame da mama.
Auto-Exame: Caracterizado por uma inspeção visual e palpação sistemática de cada mama pela própria mulher.
Como Fazer?Deitada: Coloque a mão direita atrás da cabeça. com a mão esquerda e os dedos indicador e médio esticados pressione suavemente a mama direita com movimentos circulares que vão desde a periferia até o mamilo. Repita o movimento no seio esquerdo usando a mão direita.
Em pé:Levante o braço, com o máximo de amplitude possível. com os dedos estendidos, toque cada parte do seio suavemente, procurando sentir nódulos. use a mão direita para examinar o seio esquerdo e a mão esquerda para examinar o seio direito.
Com os braços levantados, procure alterações de tamanho, forma e contorno em cada seio, observando a existência de rugosidades ou mudanças de textura da pele. Aperte os mamilos suavemente procurando secreções.
O que se deve procurar?. Caroços-nódulos;. Abaulamentos;. Retração da pele e do mamilo (bico do seio); . Eliminação de secreção mamilar;O auto-exame da mama permite perceber alterações nas mamas. Se notar qualquer sinal alterado procure imediadamente um médico.O auto-exame da mama deve ser realizado uma vez ao mês, 10 dias após a menstruação, e nas mulheres que não menstruam deve ser realizado no primeiro dia do mês.A mamografia é o único método de detecção precoce.
Procure um médico para quaisquer orientações.











































































































Câncer de Mama


O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres.
As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. E dos 467.440 novos casos de câncer com previsão de serem diagnosticados em 2005, o câncer de mama foi o segundo mais incidente entre a população feminina, sendo responsável por 49.470 novos.
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária.
Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja.
Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
Fatores de Risco História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade.
Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.

Câncer de Colo de Útero




É o terceiro câncer mais comum em mulheres e a terceira causa de morte em mulheres por Câncer. o colo de útero é a parte do úteroquefica no fundo da vagina.

Câncer de Colo de Útero são células da supefície do colo do útero que se tornam anormais.
No início as anormalidades ainda não se caracterizam como câncer sendo assim denominadas displasias.
Essas alterações das células do colo de útero ocorrem lentamente, sendo possível o diagnóstico e a cura.
Quais são os fatores de risco?.
Infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano)que é transmitido sexualmente;. Infecção pelo Herpes Vírus;. Baixo nível sócio-econômico;. Múltiplos Parceiros;. Precocidade na primeira relação sexual;. Parceira sexual de Risco; . Multiparidade;. Primeira gestação precoce;. Tabagismo;Sinais de Alerta. Pequeno sangramento fora do período mestrual;. Aumento do fluxo menstrual;. Dor durante a relação sexual;. Sangramento após a relação sexual;. Sangramento vaginal após a menopausa; .
Aumento da secreção vaginal;Como Evitar?. Uso de preservativos para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis;. Exame preventivo (Papanicolau) - reduz 70% a mortalidade pelo câncer de colo de útero.Exame Preventivo. É um exame indolor, barato e eficaz que pode ser realizado por qualquer profissional treinado da área de saúde.
O exame consiste em colher com uma espátual e escova, material da parte interna e externa do colo do útero e colocá-lo na lâmina para ser visto no microscópio;. Para melhor eficácia nos resultados do exame deve-se:...Evitar relação sexual. duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame;...Realizar de 10 a 20 dias após a menstruação.
ATENÇÃO!
Devido alta letalidade do câncer de ovário devemos reafirmar que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de diminuir estes índices. Assim o exame ginecológico rotineiro se faz necessário pelo menos uma vez ao ano.

Câncer de Ovário





É o terceiro câncer mais incidente do aparelho genital feminino. Acomete principalmente mulheres maiores de 40 anos. As mulheres têm dois ovários, um de cada lado da pelve, ligado ao útero pelas trompas. Os ovários são glândulas que produzem hormônios femininos.
Câncer de ovário é quando células do ovário sofrem uma transformação, iniciando assim um crescimento celular desordenado com capacidade de se disseminar para outras partes.Quais são os fatores de risco?. História familiar de câncer de mama, intestino ou ovário;. Mulheres que tem diagnóstico de câncer de mama ou intestino;. Mulheres que nunca tiveram filhos;. Dieta rica em gordura;. Obesidade;. Gravidez, amamentação e menopausa reduzem o risco deste tipo de câncer.Sinais de AlertaGeralmente o tumor de ovário permanece assintomático nos estágios iniciais. Os sintomas costumam ser vagos como: dor abdominal difusa, aumento do volume abdominal, constipação, problemas urinários.Como realizar o diagnóstico precoce?Exame ginecológico periódico para mulheres com mais de quarenta anos e devido às falhas no diagnóstico de tumores pequenos podemos associar US pélvico ao exame físico. Em casos suspeitos podemos complementar com tomografia computadorizada e marcadores tumorais.ATENÇÃO!Devido alta letalidade do câncer de ovário devemos reafirmar que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de diminuir estes índices. Assim o exame ginecológico rotineiro se faz necessário pelo menos uma vez ao ano.




O que é o Câncer?


[O que causa] [Como surge]
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).