Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

País monitora 20 casos da doença

Brasil tem 51 hospitais aptos para atender a casos de gripe suína. A escolha obedeceu ao critério de referênciaBrasília. O Ministério da Saúde confirmou ontem que 20 pessoas estão sendo monitoradas após apresentarem sintomas da gripe suína no Brasil. Já a noite, três pacientes no Paraná foram retirados da lista. De acordo com órgão, entretanto, ainda não há confirmação de nenhum caso no país, e o casos monitorados ainda não são considerados suspeitos pelos critérios da OMS (Organização Mundial de Saúde).Para que um caso seja considerado suspeito, é preciso que a pessoa apresente todos os sintomas da doença - febre de pelo menos 38ºC, acompanhada de tosse, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de desconforto respiratório - e que tenha retornado dos países afetados recentemente.

Nos últimos dias tenho visto notícias impressionantes, (ou sensacionalistas?) sobre a tal Gripe Suína, na Argentina e Chile. Estou de viagem marcada e confirmada para Buenos Aires na próxima semana. Na terça-feira, meu telefone tocou inúmeras vezes, eram amigos e parentes me alertando sobre a viagem por conta de uma notícia que eles viram no Jornal Hoje, da Rede Globo

CONTATOS


SINTOMAS DA GRIPE SUÍNA


Gripe suína: Rio confirma mais sete mortes e SC, três

SÃO PAULO - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje mais sete mortes causadas pelo vírus da Influenza A (H1N1), a chamada gripe suína. Com esses casos, o Estado contabiliza 16 óbitos decorrentes da enfermidade. Entre as mortes estão três crianças, sendo duas de 7 e uma de 8 anos, três gestantes, de 16, 22 e 28 anos, e uma mulher de 57 anos. Santa Catarina também anunciou três mortes em decorrência da gripe suína, as primeiras no Estado.

A Secretaria do Rio informou ainda que todas as vítimas faziam parte de grupos de risco ou tinham outros problemas de saúde. A mulher de 57 anos, moradora de Nova Iguaçu, possuía problemas cardíacos e as três crianças tinham outras doenças. Depois de São Paulo e Rio Grande do Sul, o Rio de Janeiro é o Estado que registrou o maior número de óbitos por causa da Influenza A (H1N1).

Já em Santa Catarina, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as três mortes ocorreram nos municípios de Concórdia, no meio-oeste do Estado, e de Tubarão, no sul catarinense. Concórdia teve duas vítimas: uma mulher de 29 anos e um homem de 53 anos. Em Tubarão, morreu uma gestante de 22 anos.

O governo catarinense iniciou uma ação para atender os municípios com mais de 50 mil habitantes. Essas cidades terão postos de triagem, com profissionais habilitados para separar os pacientes com suspeita de gripe suína dos pacientes com a gripe sazonal, recorrente no inverno. A pasta informou que os servidores da Saúde que estariam de licença-prêmio a partir de hoje precisaram adiar a data para que nenhum setor voltado ao atendimento de pacientes com problemas respiratórios tenha seu funcionamento comprometido neste período.