Pesquisar neste blog

sábado, 1 de agosto de 2009

Auto-Exame Preventivo














O Câncer de mama é atualmente a principal causa de morte por câncer em mulheres. O diagnóstico precoce pode ser auxiliado pelo auto-exame da mama.
Auto-Exame: Caracterizado por uma inspeção visual e palpação sistemática de cada mama pela própria mulher.
Como Fazer?Deitada: Coloque a mão direita atrás da cabeça. com a mão esquerda e os dedos indicador e médio esticados pressione suavemente a mama direita com movimentos circulares que vão desde a periferia até o mamilo. Repita o movimento no seio esquerdo usando a mão direita.
Em pé:Levante o braço, com o máximo de amplitude possível. com os dedos estendidos, toque cada parte do seio suavemente, procurando sentir nódulos. use a mão direita para examinar o seio esquerdo e a mão esquerda para examinar o seio direito.
Com os braços levantados, procure alterações de tamanho, forma e contorno em cada seio, observando a existência de rugosidades ou mudanças de textura da pele. Aperte os mamilos suavemente procurando secreções.
O que se deve procurar?. Caroços-nódulos;. Abaulamentos;. Retração da pele e do mamilo (bico do seio); . Eliminação de secreção mamilar;O auto-exame da mama permite perceber alterações nas mamas. Se notar qualquer sinal alterado procure imediadamente um médico.O auto-exame da mama deve ser realizado uma vez ao mês, 10 dias após a menstruação, e nas mulheres que não menstruam deve ser realizado no primeiro dia do mês.A mamografia é o único método de detecção precoce.
Procure um médico para quaisquer orientações.











































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário