Pesquisar neste blog

sábado, 1 de agosto de 2009

Câncer de Colo de Útero




É o terceiro câncer mais comum em mulheres e a terceira causa de morte em mulheres por Câncer. o colo de útero é a parte do úteroquefica no fundo da vagina.

Câncer de Colo de Útero são células da supefície do colo do útero que se tornam anormais.
No início as anormalidades ainda não se caracterizam como câncer sendo assim denominadas displasias.
Essas alterações das células do colo de útero ocorrem lentamente, sendo possível o diagnóstico e a cura.
Quais são os fatores de risco?.
Infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano)que é transmitido sexualmente;. Infecção pelo Herpes Vírus;. Baixo nível sócio-econômico;. Múltiplos Parceiros;. Precocidade na primeira relação sexual;. Parceira sexual de Risco; . Multiparidade;. Primeira gestação precoce;. Tabagismo;Sinais de Alerta. Pequeno sangramento fora do período mestrual;. Aumento do fluxo menstrual;. Dor durante a relação sexual;. Sangramento após a relação sexual;. Sangramento vaginal após a menopausa; .
Aumento da secreção vaginal;Como Evitar?. Uso de preservativos para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis;. Exame preventivo (Papanicolau) - reduz 70% a mortalidade pelo câncer de colo de útero.Exame Preventivo. É um exame indolor, barato e eficaz que pode ser realizado por qualquer profissional treinado da área de saúde.
O exame consiste em colher com uma espátual e escova, material da parte interna e externa do colo do útero e colocá-lo na lâmina para ser visto no microscópio;. Para melhor eficácia nos resultados do exame deve-se:...Evitar relação sexual. duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame;...Realizar de 10 a 20 dias após a menstruação.
ATENÇÃO!
Devido alta letalidade do câncer de ovário devemos reafirmar que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de diminuir estes índices. Assim o exame ginecológico rotineiro se faz necessário pelo menos uma vez ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário