Pesquisar neste blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que é sinusite

ATENÇÃO

Sinusite significa que os seios da face (seios paranasais) estão infectados ou inflamados

Os seios paranasais são cavidades de ar que se desenvolvem nos ossos da face e se abrem dentro do nariz.

Tais cavidades servem para a troca livre de ar e muco, e cada qual junta-se com as passagens nasais com um membrana mucosa envoltória.

Desta forma, qualquer coisa que cause o inchaço dentro do nariz, como reação alérgica, infecção, etc, pode afetar os seios paranasais.

O ar aprisionado dentro do seio paranasal bloqueado, juntamente com pus e outras secreções, pode causar pressão na parede dessas cavidades.

O resultado algumas vezes é dor intensa. De forma simular, quando o ar é impedido de entrar nos seios paranasais por causa de membrana inchada, o vácuo criado também pode causar dor. A sinusite geralmente é dividida em aguda, que dura 4 semanas ou menos, subaguda, que dura entre 4 e 8 semanas, crônica, que dura mais de 8 semanas e pode perdurar por meses ou até anos, e recorrente, que são vários ataques de sinusite aguda durante um ano.

1. Algumas causas da sinusite aguda

A maioria dos casos de sinusite aguda começa com um resfriado comum, o qual é causado por vírus. Esses resfriados não causam os sintomas da sinusite, porém podem inflamar os seios paranasais. Tanto o resfriado como a inflamação dos seios paranasais geralmente desaparecem sem tratamento em 2 semanas. Isso pode explicar porque ter resfriado aumenta a probabilidade de desenvolver sinusite.


Por exemplo, seu nariz reage à invasão de vírus que causam infecções, como gripes e resfriados, produzindo muco e enviando células sanguíneas brancas para o revestimento do nariz, o que congestiona e incha as passagens nasais. Quando esse inchaço envolve as membranas mucosas dos seios paranasais, ar e muco são presos, o que dá condições boas para multiplicação de bactérias. A maioria das pessoas saudáveis hospeda bactérias, como a Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae, no trato respiratório superior sem acarretar problemas até que as defesas do corpo fiquem fracas, ou os seios paranasais fiquem bloqueados por resfriado ou outra infecção viral. Quando isso ocorre, a bactéria que vive no nariz ou garganta sem causar problemas pode se multiplicar e invadir os seios paranasais causando sinusite aguda.

Algumas vezes infecções por fungos podem causar sinusite aguda. Embora fungos sejam abundantes no ambiente, geralmente são inofensivos a pessoas saudáveis porque o corpo humano tem resistência natural a eles. Porém, alguns fungos podem causar doenças sérias em pessoas cujo sistema imunológico não esteja funcionando bem. Algumas pessoas com sinusite por fungo têm reação alérgica a fungos.


Inflamação crônica das passagens nasais também pode ocasionar sinusite. Se a pessoa tem rinite alérgica pode desenvolver episódios de sinusite aguda. Rinite vasomotora, causada pela umidade, ar frio, álcool, perfumes e outras condições ambientais, também pode ser complicada pela sinusite.



A sinusite aguda é bem mais comum em algumas pessoas. Por exemplo, sinusite ocorre mais freqüentemente em pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido e aquelas com anormalidade na secreção ou movimentação do muco (como as que têm fibrose cística).


2. Causas da sinusite crônica

Pode ser difícil determinar as causas da sinusite crônica, a qual é uma doença inflamatória que geralmente ocorre em pessoas com asma. Pessoas com alergia a alérgenos presentes no ar, como poeira, mofo e pólen, podem desenvolver sinusite crônica. Reação alérgica a certos fungos pode ser responsável por alguns casos de sinusite crônica. Pessoas com susceptibilidade a sinusite crônica podem ser afetada por clima úmido e poluentes no ar. Se a pessoa tem doença ou anormalidade no sistema imunológico, pode desenvolver sinusite crônica com episódios freqüentes de sinusite aguda devido às infecções.

3. Sintomas da sinusite

A localização da dor depende de qual seio foi afetado:
* Dor de cabeça quando acorda de manhã é típica de sinusite.
* Dor quando a parte frontal da face, acima dos seios paranasais, é tocada pode significar que os seios paranasais frontais estão inflamados.

* Infecção nos seio maxilar pode ocasionar dor na mandíbula superior e dente.
* Sinusite etmoidal é perto dos dutos lacrimais na canto dos olhos. Desta forma, a inflamação dessas cavidades geralmente causa inchaço das pálpebras e tecidos ao redor dos olhos, assim como dor entre os olhos. Inflamação etmoidal também pode causar áreas sensíveis ao toque nos lados do nariz, perda de olfato e nariz entupido.
* Sinusite esfenoidal pode causar dor no ouvido, pescoço e dor profunda no topo da cabeça.
Entretanto, muitas pessoas com sinusite têm dor em vários locais e seus sintomas não determinam claramente qual seio está inflamado.


Outros sintomas de sinusite podem incluir:


* Febre.
* Fraqueza.
* Cansaço.
* Tosse.
* Rinite ou congestão nasal.

Adicionalmente, a drenagem do muco pode causar ferida na garganta e também irritar as membranas que revestem a laringe. Entretanto, nem todos com esses sintomas têm sinusite.

Em raras ocasiões a sinusite aguda pode resultar em infecção cerebral ou outras complicações sérias.