Pesquisar neste blog

quinta-feira, 30 de julho de 2009

leucemia parte 2

Quatro principais tipos de leucemia

>Leucemia aguda x crônica
>Leucemia linfóide x mielóide

Causas da leucemia

A causa exata da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Como outros tipos de câncer, as leucemias resultam de mutações somáticas no DNA, as quais podem ocorrer espontaneamente ou devido à exposição à radiação ou substâncias cancerígenas, e tem sua probabilidade influenciada por fatores genéticos. Vírus também têm sido associados a algumas formas de leucemia. Anemia de Fanconi também é um fator de risco para o desenvolvimento de leucemia mielóide aguda.

O que é leucemia

1parte:
A palavra leucemia.
refere-se um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula óssea, a qual produz três tipos de células sanguíneas:1. Células vermelhas que contêm hemoglobina e são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo.2. Células brancas que combatem infecções.3. Plaquetas que auxiliam a coagulação sanguínea.

caracteristicas

Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.


Sintomas da leucemia

Danos à medula óssea resultam na falta de plaquetas no sangue, as quais são importantes para o processo de coagulação. Isso significa que pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente. As células brancas do sangue, que estão envolvidas no combate a agentes patogênicos, podem ficar suprimidas ou sem função, colocando o paciente sob risco de infecções.




Já a deficiência de células vermelhas ocasiona anemia, a qual pode causar falta de ar e fadiga.

Pode ocorrer dor nos ossos ou articulações por causa da extensão do câncer a essas áreas.
Dor de cabeça e vômito podem indicar que o câncer disseminou-se até o sistema nervoso central.
Em alguns tipos de leucemia pode os nódulos linfáticos podem ficar dilatados.
Todos esses sintomas podem também ser atribuídos a outras doenças.
Para o diagnóstico é preciso fazer teste de sangue e biópsia da medula óssea.