Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

País monitora 20 casos da doença

Brasil tem 51 hospitais aptos para atender a casos de gripe suína. A escolha obedeceu ao critério de referênciaBrasília. O Ministério da Saúde confirmou ontem que 20 pessoas estão sendo monitoradas após apresentarem sintomas da gripe suína no Brasil. Já a noite, três pacientes no Paraná foram retirados da lista. De acordo com órgão, entretanto, ainda não há confirmação de nenhum caso no país, e o casos monitorados ainda não são considerados suspeitos pelos critérios da OMS (Organização Mundial de Saúde).Para que um caso seja considerado suspeito, é preciso que a pessoa apresente todos os sintomas da doença - febre de pelo menos 38ºC, acompanhada de tosse, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de desconforto respiratório - e que tenha retornado dos países afetados recentemente.

2 comentários:

  1. Jovem de 20 anos é a 15ª vítima fatal da gripe A

    23/08/2009 - 14:00 | Luana Rodrigues

    Mais uma pessoa morreu vítima da gripe A na Espanha. Desta vez, trata-se de uma jovem de 20 anos que estava num hospital da cidade de Granada (Andaluzia, sul). Ela se tornou a 15ª vítima fatal no país.

    A Secretaria de Saúde do Governo da Andaluzia disse que a paciente já estava doente quando foi infectada pelo vírus da nova gripe. Ela teria sido internada no último dia 19, com febre alta, tosse, dificuldades respiratórias e vômito.

    ResponderExcluir
  2. Policiais e Bombeiros vão reforçar atendimento no Distrito Federal

    Vinte profissionais das polícias militar, civil e corpo de bombeiros vão reforçar, a partir de amanhã (24), o atendimento a pacientes com sintomas de influenza A (H1N1) – gripe suína – no Distrito Federal. A informação é da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

    A ação faz parte da reorganização do atendimento aos pacientes do DF em toda a rede pública de saúde, diante do aumento da demanda nos hospitais, observado nos últimos dias. Em duas semanas, os casos confirmados da gripe passaram de 55 para 188. Numa única semana, 109 novos casos foram registrados.

    Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal na última sexta-feira (21) informa que há quase 300 pacientes com suspeita da doença, além de uma morte provocada pelo vírus Influenza H1N1.

    Em entrevista coletiva, na ocasião, o secretário adjunto de Saúde do DF, Florêncio Cavalcante, disse que o aumento de casos preocupa, mas não é motivo de alarde para a população. Segundo ele, o DF está em uma situação “confortável”, se comparado a outras cidades.

    O último boletim divulgado na última terça-feira (18) pelo Ministério da Saúde confirma 368 mortes no país causadas pela influenza A (H1N1) – gripe suína – , registradas até o dia 15 de agosto. A taxa de mortalidade no Brasil é de 0,19 óbitos por 100 mil habitantes. O país ocupa a 9ª posição entre os países com os maiores números absolutos de morte pela doença

    ResponderExcluir