Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de junho de 2009

MIOMA

Quais as opções de tratamento?
Alívio dos Sintomas
Se os miomas são pequenos e não causam desconforto, seu médico poderá concluir que não há necessidade de tratamento, recomendando somente exames físicos e de ultra-sonografia. Caso você esteja grávida, provavelmente seu médico vai prescrever analgésicos e solicitar que seja feito um controle mais cuidadoso durante a gestação. Para as mulheres que apresentam sintomas como dor ou sangramento menstrual excessivo devido aos miomas, uma das opções é o tratamento hormonal com substâncias como a progesteronaO organismo, quando recebe doses elevadas de progesterona, reage como na gravidez, interrompendo a menstruação. Os efeitos colaterais são semelhantes aos sintomas que ocorrem antes da menstruação, como retenção de água(inchaço) e, eventualmente, alteração de humor.
Cirurgia
As cirurgias feitas para retirar os sintomas são, em geral, a miomectomia, que é a retirada do(s) miomas(s) e a histerectomia, que é a retirada completa do útero. Para mulheres mais jovens que queiram manter a capacidade de engravidar, a miomectomia pode ser o procedimento da escolha.Razões psicológicas podem levar as mulheres a decidir não remover o útero.Uma vez que o útero ainda permanece intacto, existirá sempre a possibilidade de surgirem novos miomas. A histerectomia é, com freqüência, recomendada para mulheres mais velhas que já tenham constituído família ou não desejam ter filhos. A histerectomia pode ser realizada tanto por via vaginal como através do abdome, dependendo do que seu médico achar mais apropriado.
Terapia hormonal suplementar
Uma nova classe de medicamentos conhecida como análogos do LHRH é utilizada como auxílio no preparo de cirurgia de pacientes como miomas.Os análogos do LHRH provocam a quase completa interrupção da eliminação de estrógeno pelos ovários. O resultado disso é que os miomas que são dependentes dos esterógenos diminuem de tamanho, o que pode tornar a cirurgia mais simples e rápida. Pode também oferecer maior flexibilidade na escolha da data de realização do procedimento cirúrgico. Além do m,ais, com a interrupção da menstruação, as mulheres que apresentam sangramento muito intenso têm tempo para se fortalecer e melhorar da anemia, para que estejam em melhores condições para a cirurgia.como a cirurgia requer uma incisão menor após o uso do análogo do LHRH, há a probabilidade da redução da perda sangüínea, tornando o pós-operatório, mais tranqüilo e menos doloroso. Como os miomas voltam a aumentar de tamanho assim que se pára de usar o análogo LHRH, esses agentes não são indicados para uso em longo prazo, mas sim para uso antes da cirurgia. Os efeitos colaterais dos análogos do LHRH incluem sintomas da menopausa, como ondas de calor, sodorese noturna, ressecamento vaginal e perda de cálcio dos ossos, que na maior parte das vezes reversíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário